Os encontros de preparação para as celebrações dominicais visam aprofundar a escuta orante da Palavra de Deus e promovem uma participação mais ativa e consciente na Liturgia.
O Santuário de Fátima oferece 29 encontros de Lectio Divina, entre novembro de 2025 e junho de 2026, a todos os que desejem aprofundar a sua relação com a Palavra de Deus e preparar-se para as celebrações dominicais.
As sessões são dinamizadas por um capelão do Santuário de Fátima e decorrem habitualmente, às sextas-feiras, às 21h00, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
O tema escolhido para os encontros, "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo", é uma frase do prólogo ao comentário de São Jerónimo sobre o Livro do Profeta Isaías que destaca a centralidade da Palavra de Deus na vida cristã.
A edição passada de Lectio Divina, que terminou em junho, contou com cerca de 25 participantes. Orientador das sessões, o padre João Paulo Quelhas, capelão do Santuário, explica que “a Lectio Divina é uma leitura orante da Bíblia, que tem acompanhado a Igreja ao longo da sua história”. Esclarece que ler a Palavra de Deus pode parecer simples, mas só com a prática se consegue interpretá-la e interiorizá-la. “Esta prática é dada como um grande exemplo daquilo que nós devemos fazer também como alimento para a nossa vida espiritual”, refere.
Quem participa percebe que as sessões não são meros encontros, mas que é oferecido um sistema de navegação, como um GPS, para a escuta e a proclamação da Palavra de Deus.
Os encontros são de participação livre e não carecem de inscrição prévia. Recomenda-se que os participantes levem consigo um missal popular ou a Bíblia, para poderem acompanhar as reflexões propostas.
DIAS DOS ENCONTROS
2025
Novembro: 7, 14, 21 e 28
Dezembro: 5, 12 e 19
2026
Janeiro: 9, 16, 23 e 30
Fevereiro: 6, 13, 20 e 27
Março: 4, 13, 20 e 27
Abril: 10, 17 e 24
Maio: 8, 15, 22 e 29
Junho: 5, 19 e 26